Monte sua mala com TheNorthFace®

Sim, eu sempre fui da turma que deixava para arrumar a mala no último dia. E não teve uma vez que não precisei comprar ítens que já tinha e me esqueci, ou emprestar de alguém, ou passar perrengue com peso e até mesmo frio e nervoso. Organizar sua mala é tão importante quanto a organização do roteiro da sua viagem. Existem destinos que não lhe permitem errar de maneira nenhuma na escolha do tamanho, peso, equipamentos, acessórios, necessáire e roupas. Para isso, organização e pesquisa se tornam essenciais e quanto mais você se dedicar a ela, mais proveitoso serão seus dias de viagem. Para ajudar, coloco algumas dicas abaixo que valem para qualquer tipo de viagem.

QUAL MALA USAR?
O tamanho e o formato da sua mala tem a ver diretamente com o perfil da viagem. Mas comece a considerar como fator essencial as regras de companhias aéreas e do destino. Existem fatores limitantes de tipo e peso de mala para aviões, trens e até carros. (eu costumo pesar minha mala nessas balanças de banheiro mesmo, pra garantir). Em safáris na África por exemplo, você não pode escolher malas rígidas e com rodas, somente flexíveis. Cheque esses fatores com seu agente de viagem. Visto isso, considerar o número de dias da viagem e se você vai rodar muito entre vários pontos carregando a sua bagagem pra lá e pra cá. Pensar nessa lojística pode poupar sua lombar logo no primeiro dia de viagem.

O ROTEIRO CONVERSA COM AS ROUPAS E OS EQUIPAMENTOS
Não precisa ser a nerd das planilhas no excel. E por mais que sua vibe seja uma viagem cheia de surpresas e decisões tomadas na hora, você precisa decidir o mínimo. Para uma expedição, principalmente. E antes de sair comprando e separando tudo, coloque no papel. Principalmente o clima, que não se resume somente em frio e calor, e sim em chuva e ventos também. Quais as atividades que pretende fazer? Para cada atividade, um check-list diferente (no menu separei também lista por atividades). Separe os ítens considerando dia a dia o que você irá fazer.

Seja consciente e evite excesso. Use roupas que possam ser renovadas, leves, que não amassem muito e que ocupam pouco espaço (sim, elas existem!). Separei algumas preferidas e que estão sempre comigo aqui:

A NECESSÁIRE
O ítem que pesa mais e merece um olhar cuidadoso. Pra que levar um frasco de shampoo gigante? uma pasta dental enorme? Tudo tem que ser o mais compacto possível. Isso significa que você pode levar tudo que precisa, porém, em uma versão pequena. Mesmo porque, existem regras rígidas para vários produtos se caso você optar por não fazer o despacho da mala no avião, por exemplo.

Shampoo, condicionador, cremes, kit dental, desodorante, sabonete, escova de cabelo, protetor solar, repelente, lenço umedecido e kit farmácia. Esses são os ítens imprescindíveis e que podem ser compactados em embalagens menores.

A MALA DE MÃO
Aquela que quebra o galho e garante o conforto durante o deslocamento. Nela vai:

  • Todos seus eletrônicos, fone, cabos e carregadores.
  • Voucher e documentos pessoais e da viagem (carteira e dinheiro).
  • Um casaco leve e uma troca de roupa se o trecho de deslocamento for longo.
  • Medicamentos de uso contínuo. Eu costumo levar soro fisiológico para narinas e olho por conta do ar condicionado em trechos de avião. Mas vai de pessoa para pessoa.
  • Kit de higiene: Máscara (N95), álcool gel, lenço umedecido.
  • Livro, óculos de leitura, óculos de sol.
  • Caneta
  • Máscara de dormir e almofada para pescoço.
  • Água e barrinhas de proteína.

A mala ideal para carregar tudo isso não pode exceder a soma de 115 cm e normalmente vai pesar cerca de 3 a 4 kg. Ela pode ir na cabine, junto ao passageiro, e é a salvação caso sua mala grande não chegue junto com você.

ÍTENS EXTRAS

Adaptadores. Cheque qual tipo de adaptador o país ou local que você está se deslocando utiliza. Acredite, para cada lugar, um adaptador diferente.

Leve uma embalagem extra dobrável para carregar sapatos e roupas usadas na volta.

A MOCHILA DO DIA

mala por tempo

mala por atividade

farmácia

Mala para Neve – embalagens a vácuo

Temperaturas baixas

Temperaturas altas